UNIVERSO CMDV

A consulta de Higiene Oral

O alcance da consulta de Higiene Oral vai muito para além da simples “limpeza” dos dentes. Aproveitar todas as valências desta consulta pode fazer a diferença entre ser responsável pela sua felicidade e saúde e continuar a viver uma vida de hábitos prejudiciais pautada pelo aparecimento ocasional de doenças e pela sensação de impotência nesta área.

É na boca que começa a nossa saúde. As escolhas alimentares que fazemos diariamente influenciam não só a nossa saúde oral como também definem os nutrientes que disponibilizamos ao nosso corpo para todos os processos metabólicos e de cicatrização. Os nossos hábitos diários de escovagem e de limpeza interdentária espelham geralmente a realidade da nossa boca, não só no que diz respeito à existência de cáries e doenças gengivais, mas também no que respeita à flora microbiana que vive na nossa cavidade oral. Este conjunto de microorganismos vai influenciar de forma directa a nossa saúde geral uma vez que pode fazer variar o risco de aparecimento de outras doenças nomeadamente cardíacas, pulmonares, autoimunes e metabólicas. O Higienista Oral é um verdadeiro treinador de saúde e bem-estar que o pode acompanhar desde a infância até à velhice na adoção de hábitos de vida saudáveis adequados à realidade de cada indivíduo, com competência para actuar desde o aconselhamento nutricional e até no acompanhamento durante a cessação tabágica. Na consulta de Higiene Oral é feito o acompanhamento motivacional para que cada indivíduo atinja o seu melhor enquanto responsável pela sua própria saúde.

A consulta de Higiene Oral é a base da Medicina Dentária moderna. Nesta consulta faz-se o diagnóstico oral e o encaminhamento para tratamento com os restantes membros especializados da equipa multidisciplinar. Naturalmente, o grande foco da consulta passa pela educação personalizada e promoção de hábitos eficazes de higiene oral, cada paciente tem necessidades específicas consoante as suas características dentárias e orais e o Higienista Oral aconselha as técnicas de escovagem e limpeza interdentária mais adequadas para cada pessoa. A regularidade das consultas de Higiene Oral varia conforme a fase de tratamento em que o paciente se encontra e conforme a sua colaboração no que diz respeito aos autocuidados diários de higiene oral. Manter a boca do paciente o mais limpa e saudável possível viabiliza a realização de tratamentos complexos que exigem um grau de precisão elevado e que têm como objectivo um resultado perfeito quer do ponto de vista estético quer funcional, nomeadamente em tratamentos estéticos, no tratamento ortodôntico e na reabilitação com implantes. A manutenção destes tratamentos a longo prazo também é favorecida pelas consultas de Higiene Oral periódicas nas quais se vigiam todas as situações que possam carecer de intervenção e se dotam os pacientes de ferramentas para o autocontrolo da sua saúde oral.

Drª. Damiana Fernandes
Higienista Oral
2019-12-03