UNIVERSO CMDV

Microscopia em Medicina Dentária

Devido a todos os avanços tecnológicos nas mais variadas áreas da nossa sociedade, a Medicina Dentária sofreu uma grande alteração dos seus paradigmas. Atualmente tem-se tornado cada vez mais conservadora e mais focada na manutenção das peças dentárias naturais. A necessidade de preservar a maioria da estrutura dentária sã e conseguir realizar tratamentos extremamente precisos com o melhor prognóstico possível é cada vez maior, sendo o microscópio operatório fulcral para esta realidade.

Com o uso do microscópio operatório, os resultados são mais previsíveis e fiáveis, já que este permite o uso conjugado de iluminação e grande ampliação. Com a sua utilização podemos aumentar a imagem até cerca de 25 vezes, o que nos garante que conseguimos ver pormenores que de outra forma passariam despercebidos. O seu uso é transversal às mais variadas áreas da Medicina Dentária: Dentisteria, Estética, Endodontia, Periodontologia, Cirurgia Oral e Medicina Oral.


A utilização do microscópio traz várias vantagens para o paciente:

  • maior certeza no diagnóstico;
  • menor necessidade de exames radiográficos, dado que a ampliação permite visualizar mais pormenores por visão direta ao longo de todo o tratamento;
  • utilização de técnicas convencionais ou cirúrgicas menos invasivas;
  • em situações cirúrgicas alcança-se uma maior precisão e o pós-operatório é mais confortável;
  • realização de tratamentos complexos no interior do dente e das suas raízes, que de outra forma não seriam possíveis;
  • restaurações mais estéticas, duradouras e com menor desgaste da estrutura dentária sã.

A comunicação com o paciente também se torna mais acessível, clara e detalhada, já que o microscópio permite acoplar uma câmara fotográfica/vídeo digital. Todo o tratamento pode ser gravado e o paciente também pode visualizar todo o tratamento em direto, através de um monitor de televisão. Desta forma, torna-se mais simples comunicar com o paciente e explicar todos os passos do tratamento.

A adoção desta ferramenta na prática clínica diária trouxe vantagens inimagináveis. Permitiu ao profissional alcançar um nível de exatidão que outrora não era possível e alterou toda uma filosofia de trabalho. Dado que a Medicina Dentária atual exige uma procura cada vez maior de tratamentos minimamente invasivos, esteticamente impercetíveis e biologicamente favoráveis, o microscópio é uma peça-chave para alcançar o sucesso em todos os tratamentos.

Drª. Inês Martins
Médica Dentista
2019-11-06