UNIVERSO CMDV

Fotografia em medicina dentária

Actualmente, a fotografia é uma realidade que nos acompanha em todas as situações do nosso dia-a-dia. No consultório de medicina dentária não é excepção à regra. A fotografia em medicina dentária está a tornar-se uma ferramenta fundamental como meio de registo, diagnóstico, planeamento e prognóstico.

            Há vários motivos para que a fotografia seja usada no âmbito da consulta de medicina dentária. Dentro destes motivos podemos destacar os seguintes pontos:

  1. Diagnóstico e plano de tratamento

Em conjunto com registos clínicos e radiográficos, a fotografia permite registar outros detalhes como a forma como os dentes encaixam, a cor dos dentes e a sua forma, detalhes que não são passíveis de serem obtidos com outros exames.

  1. Comunicação com o paciente

Fotografias detalhadas ajudam a explicar aos pacientes os vários passos do tratamento com mais clareza, facilitando a compreensão por parte dos pacientes.

  1. Documentação legal

O registo fotográfico tem a sua importância também a nível legal, por exemplo, na identificação de pessoas.

  1. Comunicação com os colegas

Por vezes, surgem situações no consultório que fogem às nossas capacidades técnicas e é necessário comunicar com colegas que estejam mais aptos a resolver o problema.

  1. Comunicação com o laboratório

Determinados tratamentos como próteses ou coroas requerem um passo laboratorial, não é fácil conseguir explicar a um técnico de laboratório todos os detalhes e características dos dentes sem ter um suporte de imagem.

  1. Avaliar o resultado final

As imagens do “antes e depois” são uma ferramenta óptima para a motivação dos pacientes e para se conseguir fazer uma boa auto-avaliação do trabalho que foi feito, de forma a melhorar e a crescer como profissional.

  1. Educação Profissional

O conhecimento deve ser sempre partilhado e, nada como uma boa fotografia para elucidar alguns conceitos menos claros ou mais difíceis de explicar.

  1. Seguradoras

Algumas companhias de seguros precisam que se justifique determinados tratamentos para que estes sejam comparticipados.

 

            Portanto, se estiver numa consulta de medicina dentária e vir o seu médico dentista ou higienista oral munido de uma máquina fotográfica, não se assuste, está mesmo no dentista!