UNIVERSO CMDV

O regresso às aulas e a Higiene Oral

Brevemente os mais novos voltarão ao seu ritmo escolar, o que por razões óbvias tem implicações na sua saúde oral. Saiba porquê e proteja a dentição dos seus filhos.

 As crianças regressarão à sua vida escolar, que devido a inúmeros fatores afeta a sua saúde oral e por consequência impulsiona o aparecimento de alguns problemas relacionados com a dentição.

Um dos principais fatores que, em tempo escolar, afeta a dentição dos mais novos é a alteração da alimentação. Ora, muitas vezes as escolas não têm o cuidado necessário com as refeições dos mais novos, colocando em risco a sua saúde oral.

No caso das crianças com mais idade, que já têm acesso ao “bar” da escola, muitos são os que acabam por sair e comprar doces, refrigerantes e alimentos muito calóricos, desequilibrando a alimentação e prejudicando a sua dentição.

Esta questão pode ser evitada se estimular os seus filhos, a terem uma alimentação mais saudável e se os ensinar a cometer menos excessos ingerindo menos doces.

Contudo, um outro tópico de extrema relevância para a dentição dos mais novos passa por uma escovagem correta após as refeições.
Sabemos que, não estando em casa dificilmente as crianças conseguirão escovar os dentes, ainda assim, experimente explicar ao seu filho que a escovagem dos dentes evita o desenvolvimento de problemas futuros.

Construa com o seu filho um kit de higiene oral, que seja simples de transportar e de levar para a escola. Ao incluí-la, a criança sentir-se-á mais envolvida na importância de escovar corretamente os dentes.

Explique-lhe que sabe que brincar com os amigos no intervalo do almoço é muito mais divertido, mas diga-lhe também que poderá falar com os amigos para pedirem o mesmo tipo de Kit às mães e poderão lavar os dentes em conjunto.

Muitas escolas, hoje em dia, têm já ações de sensibilização para a importância da saúde oral, o que ajuda as crianças a perceberem que a sua dentição é uma responsabilidade e que deverão ter em atenção diversos fatores.

Papás e mamãs, vigiem a saúde oral dos vossos filhos. Marquem já o check-up dentário pré ano e saibam como se encontra a dentição dos mais novos aí em casa.