UNIVERSO CMDV

Hábitos que prejudicam a sua saúde oral

A maioria dos problemas orais realmente pode ser prevenida pela escovagem duas vezes por dia, não comer muitos doces e fazer visitas regulares ao profissional de saúde oral, mas pense que podem existir hábitos aparentemente inofensivos que façam todo esse cuidado ir por água abaixo.

É importante, que conheça alguns hábitos que podem ser prejudiciais para a saúde da sua boca e elimine-os já da sua rotina.

Prolongar a vida da escova de dentes

Por mais que goste da sua escova, não pode ficar eternamente a escovar com a mesma, de 3 em 3 meses deve ser trocada ou mesmo antes de as cerdas da escova apresentarem sinais de desgaste.

Palitar os dentes não é boa opção

O palito de madeira não serve para retirar aquele pedacinho que ficou entre os dentes. Na verdade, o palito empurra o resto de alimento ainda mais e acaba por não ser retirado, podendo mesmo se partir e ficar por baixo da gengiva e causar abcesso. O fio dentário é a melhor solução.

Morder objetos duros e abrir embalagens com os dentes

Roer as unhas, morder canetas ou um lápis são hábitos a esquecer. Estes gestos inconscientes, podem levar ao desgaste e fraturas dos dentes, bem como fomentar a sensibilidade dentária.

Mastigação só de um dos lados

Provavelmente nunca se apercebeu, mas é muito comum mastigarmos só de um lado da boca enquanto comemos. Porém, esse processo, conhecido como mastigação unilateral predominante, não pode ser visto como uma ‘mania’ apenas.

A mastigação unilateral causará uma série de desvios no desenvolvimento, que poderão acarretar alterações de ordem morfológicas em todo o sistema mastigatório.

Além de evitar os casos acima, é muito importante ter uma rotina de higiene oral. Só assim, é possível se prevenir dos principais problemas orais.

 

Para uma rotina ideal para os seus dentes é aconselhado:

  • escovagem 2x por dia, com uma escova de dureza média;

 

  • 1x por dia, acessórios para limpeza interproximal como o fio;

 

  • pasta dentífrica fluoretada que pode ser utilizada de acordo com a recomendação do profissional de saúde oral.

Visite regularmente o profissional de saúde oral.