UNIVERSO CMDV

Os traumatismos dentários e o desporto!

TRAUMATISMOS NO DESPORTO: IMPORTÂNCIA DAS GOTEIRAS DESPORTIVAS

A prática desportiva está a tornar-se cada vez mais prevalente no estilo de vida das populações, assim como as lesões associadas à sua realização. É importante relembrar que, em qualquer desporto, existe um risco aumentado de contrair lesões e sendo a face uma das áreas mais expostas do nosso corpo, os traumas dentários e dos tecidos circundantes ocorrem com bastante frequência.

A possibilidade de sofrer um traumatismo orofacial difere consoante o tipo de desporto praticado, a existência de factores dentários predisponentes (exemplo: mau alinhamento dentário, má oclusão), a idade e o género do desportista. Para prevenir a ocorrência de lesões, a utilização de equipamento desportivo de protecção é fundamental.

A protecção da cavidade oral pode ser feita com recurso a goteiras de protecção desportiva. Existem três tipos de goteiras: as pré-fabricadas, as termoformáveis e as personalizadas.

As goteiras pré-fabricadas e as termoformáveis são encontradas facilmente em lojas desportivas. São acessíveis em termos de custo e são de rápida utilização, pois já vêm aptas a ser utilizadas. Contudo, não estão completamente adaptadas à boca de cada desportista, podendo tornar-se desconfortáveis. Para além do mais, o material que as constitui não é suficientemente duro para aguentar um traumatismo mais forte, pelo que acabam por se tornar ineficazes em termos de protecção. Embora sejam as goteiras mais utilizadas pelos desportistas, estas não são totalmente seguras, pelo que devem ser preteridas em relação às goteiras personalizadas.

As goteiras personalizadas, tal como o nome indica, são feitas à medida da boca de cada desportista. Para tal, é necessário fazer um molde da boca do desportista, que é depois enviado para laboratório. Aí a goteira é confecionada de forma individualizada e completamente adaptada ao molde da boca. Como a goteira é confecionada de forma personalizada, acaba por ser mais confortável e de mais fácil adaptação, embora possa ter um custo um pouco mais elevado. Estas goteiras são confeccionadas num material bastante mais duro do que o das goteiras anteriores, conferindo assim uma real vantagem em termos de protecção. Para além de todas as vantagens já referidas, existem ainda alguns estudos que referem que estas goteiras podem melhorar a performance dos atletas.

Em suma, o uso de goteiras de proteção em desportos de contacto é extremamente útil para prevenir traumas da região orofacial, sendo que as goteiras personalizadas são as mais eficazes na proteção dos dentes e estruturas de suporte. Se pratica desporto não arrisque e proteja a sua cavidade oral.