UNIVERSO CMDV

Reveladores de placa bacteriana

A placa bacteriana consiste numa camada fina e incolor que cobre a superfície dos dentes. A placa contém bactérias que, depois de uma refeição ou mesmo de um pequeno lanche, libertam ácidos que atacam o esmalte dentário. 

Inicialmente esta película assume uma consistência mole e, se não for removida nesta fase, mineralizará, tornando-se dura (designando-se de tártaro). Para remover o tártaro é necessário um conjunto de procedimentos clínicos (destartarização e outros), executados por profissionais de saúde oral.

Todos nós desenvolvemos placa bacteriana. As bactérias proliferam constantemente na nossa boca e para crescerem, estas bactérias utilizam ingredientes encontrados na nossa dieta e saliva, essencialmente açúcares. A placa bacteriana, em presença de hidratos de carbono e açúcar produz os ácidos que vão desmineralizar os tecidos duros do dente (esmalte e dentina). Assim, sempre que se ingerem alimentos ou bebidas açucaradas, produzem-se ácidos, que deterioram o esmalte e as lesões de cárie iniciam-se.

A placa bacteriana que não é removida também provoca inflamação gengival, conduzindo à gengivite (gengivas vermelhas, inchadas e com hemorragia ao toque).

Existem produtos, denominados reveladores de placa bacteriana, cuja principal função é “dar” cor à placa bacteriana. A sua utilização regular é muito útil para visualizarmos a localização da placa bacteriana e desta forma corrigirmos a técnica de higiene oral.

Os reveladores também podem divertir o processo de higiene oral dos mais pequenos! Às vezes, as crianças que estão a iniciar a escovagem dos dentes sozinhas, não têm motivação para cuidar da saúde oral. Nesses casos, o uso dos reveladores de placa pode deixá-los mais motivados para uma correta escovagem.

Os reveladores de placa bacteriana possuem substâncias corantes, que coram quando em contato com as propriedades indesejadas dos dentes.

Existem reveladores em pastilhas, géis e líquidos. Se o seu revelador for em pastilha, mastigue-a e misture com a saliva por 30 segundos, depois cuspa. Para os reveladores em gel, basta espalhar o produto pela superfície dos dentes com um cotonete. E, por fim, pacientes que desejam utilizar a tecnologia na forma líquida, devem colocá-los na boca, fazer bochecho por 30 segundos e depois cuspirem o produto.

Não se esqueça que a aplicação é a parte mais importante, devendo ser um processo simples e fácil para que obtenha o objetivo desejado. Para saber que tipo de revelador deve utilizar, consulte o seu Médico-Dentista ou Higienista Oral, pois cada caso é um caso e o revelador deve ser específico para as necessidades de cada paciente, tendo em conta que existem pacientes com muita quantidade de placa.

Divirta-se enquanto escova!