Sinusite e problemas dentários: existe alguma relação?
O que é a sinusite?
A sinusite é uma inflamação dos seios perinasais, que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. É bastante comum e pode interferir de modo significativo na qualidade de vida.
Os seios perinasais são cavidades amplas, revestidas por uma membrana idêntica à das fossas nasais. O maior dos seios perinasais é o seio maxilar. Estão localizados nos ossos da cara, à volta do nariz, e comunicam através de pequenos orifícios com as fossas nasais. Estas cavidades produzem muco que é drenado pelo nariz e que tem uma função protetora das vias respiratórias. Quando ocorre inflamação, como é o caso da sinusite, esses seios ficam obstruídos e a acumulação do muco pode provocar dor e mal-estar.
Quais as causas mais comuns?
Na maioria dos casos, a sinusite surge devido a alergias respiratórias. Contudo, também se destacam as infeções que afetam as vias aéreas, como a gripe; traumatismos do nariz; mudanças bruscas de pressão associadas ao voo ou ao mergulho; poluição atmosférica ou tabagismo; e desvios do septo nasal.
Os dentes podem estar relacionados com a sinusite?
A resposta é SIM! Existe um contato muito próximo entre as raízes dos dentes superiores e o seio maxilar. Os dentes saudáveis NÃO provocam sinusite. Contudo, se existirem problemas dentários, pode surgir sinusite de origem dentária.
Sinusite de origem dentária: quando pode surgir?
Pode surgir se tivermos patologia gengival/dentária associada aos dentes que estão próximos do seio maxilar. Vejamos alguns exemplos:
- Se existir doença periodontal, ou seja, uma perda de suporte gengival e ósseo em torno dos dentes, pode-se criar uma via de comunicação entre as bactérias da cavidade oral e a raiz dos dentes. Se esta for mantida ao longo do tempo, pode provocar a abertura de uma comunicação entre o seio maxilar e a cavidade oral e levar ao surgimento de sinusite.
- Desvitalizações que não foram bem realizadas e que são a causa de infeções dentária levam a uma perda óssea em torno da raiz dos dentes. Esta perda leva a que se estabeleça uma via de comunicação com o seio e a infeção existente no dente vai começar a drenar para dentro do seio, podendo ser uma causa de sinusite.
- A colocação de implantes muito próximos do seio maxilar, em situações em que existe pouco osso nesta zona, pode provocar uma inflamação crónica do seio e desencadear a sinusite.
- Em alguns casos, a extração dentária de dentes com infeções próximas do seio pode provocar uma pequena comunicação entre este e a cavidade oral, mas que é facilmente resolvida pelo Médico Dentista.
Embora a sinusite de origem dentária não seja muito comum, é importante saber que ela existe e que a resolução dos problemas dentários que estão na sua origem pode levar ao seu desaparecimento. Assim, não hesite em contactar o seu Médico Dentista ou Higienista Oral se tiver alguma dúvida!
