UNIVERSO CMDV

Selantes de Fissura

A cárie dentária, apesar de ter sofrido uma diminuição de prevalência nas últimas décadas, continua a ser a doença oral crónica mais frequente na maioria dos países. Em crianças em idade escolar e na maioria dos adultos, as superfícies oclusais de dentes posteriores são as localizações mais afetadas devido às suas características retentivas, em particular as fissuras, que favorecem a acumulação de placa bacteriana. Ao longo dos últimos anos, várias medidas preventivas contra a cárie dentária foram avaliadas entre as quais, a aplicação de selantes de fissura.

Uma vez nascidos, os dentes permanentes deverão durar a vida toda, isso exige tanto cuidados orais satisfatórios quanto consultas regulares ao profissional de saúde oral. Entretanto, poderá ser necessário tratamentos complementares para proteger os dentes. Um desses tratamentos é a aplicação de selantes de fissura, principalmente aplicados em dentes de crianças que apresentam alto risco de cárie.

Os selantes são finas camadas de material que pretendem suavizar a anatomia das superfícies mastigatórias dos molares e pré-molares, onde a remoção da placa bacteriana é muito complexa, o que torna estas superfícies muito mais propensas à cárie dentária. Apresentando assim, necessidade de serem reaplicados em consultas de controlo, pois o selante desgasta-se com a própria mastigação.

A utilização de selantes de fissura tem sido essencial na prevenção da cárie dentária e uma melhoria das condições orais dos pacientes, sendo fulcral a sua utilização na perspetiva de uma dentisteria minimamente invasiva.

Salienta-se assim, que a utilização de selantes de fissura deve estar sempre associada a outras medidas de prevenção à cárie dentária, como o controlo da dieta, placa bacteriana e uso racional do flúor.

Se o controlo da placa bacteriana for efetuado através de uma boa escovagem e utilização de fio dentário, e ainda assim, se associarmos aplicação tópica de flúor e a colocação de selantes de fissura, podemos obter uma proteção preponderante na prevenção da cárie dentária na criança.