UNIVERSO CMDV

Palito: usar ou não usar, eis a questão!

A utilização do palito após as refeições é uma prática muito comum na maioria da população. No entanto, já parou para pensar se deve ou não usar o palito?

Os palitos são pequenos bastões de madeira ou plástico que foram criados com o intuito de limpar os espaços entre dentes após as refeições. São bastante antigos, tanto que foram encontrados alguns exemplares metálicos em túmulos pré-históricos. A sua utilização é simples e consiste em colocar o palito entre dentes e fazer um efeito tipo “alavanca” para remover os restos alimentares entre dentes.

Embora muito utilizados, os palitos NÃO DEVEM ser utilizados, por variadas razões:

  • Abcessos periodontais: os palitos de madeira podem partir a sua ponta ou deixar lascas no espaço entre dentes, promovendo o surgimento de uma infeção nos tecidos gengivais e que pode culminar num abcesso periodontal.
  • Tecidos moles: a introdução de um objeto duro (quer seja madeira ou plástico) e a realização de um movimento de alavanca pode lesar irreversivelmente os tecidos gengivais, podendo haver uma retração gengival e perda de suporte dentário devido ao trauma constante e continuado.
  • Mobilidade dentária: em pacientes onde já existe uma perda de suporte gengival/ósseo e em que já se verifica alguma mobilidade dentária, a realização do efeito de alavanca pode aumentar a mobilidade e levar à perda de dentes.
  • Acumulação de placa bacteriana e aparecimento de cárie dentária: o uso do palito não permite higienizar os espaços entre dentes. A sua função consiste apenas em remover os detritos alimentares de maiores dimensões, mas a restante placa bacteriana que se acumulou após a refeição e durante o dia vai continuar no espaço interdentário. Portanto, o palito não previne o surgimento da cárie dentária.
  • Perda de restaurações: o movimento de alavanca pode conduzir à remoção acidental de restaurações, que terão que ser repostas pelo seu Médico Dentista.

 

Atualmente, é recomendada a utilização de escova dentária e fio/fita dentária ou escovilhão para remoção de restos alimentares nas superfícies dentárias. Se costuma andar desprevenido e usa o palito, pense em colocar na sua mala/carteira ou até mesmo no carro, uma embalagem de fio/fita dentária. Assim evita danificar os seus dentes e gengivas!

Drª. Inês Martins
Médica Dentista
2019-02-26