UNIVERSO CMDV

Problemas dentários podem influenciar o rendimento no desporto?

Na sociedade atual, é cada vez mais comum a prática desportiva. No entanto, sabe se os dentes podem influenciar a performance dos desportistas? A resposta é SIM! Vários estudos chegaram à conclusão que problemas dentários podem influenciar a recuperação de lesões desportivas ou, até mesmo, facilitar o seu surgimento.

Existem vários problemas orais que podem condicionar o rendimento dos atletas. Dentro destes destacamos:

  • Dor ou desconforto dentário ou gengival: nestas situações, o stress e a ansiedade do atleta aumentam, observando-se uma diminuição paralela da sua capacidade de atenção / concentração, bem como alterações durante o sono.

 

  • Infeções orais: para além de poderem estar associadas a sintomatologia dolorosa e a todas as desvantagens que esta acarreta para o atleta, as bactérias que as originam podem migrar para outras partes do organismo. Assim, podem dificultar a recuperação de lesões musculares / articulares ou facilitar o seu surgimento, bem como induzir problemas ao nível do sono, stress, ansiedade e concentração, como já foi referido. Podem afetar o rendimento desportivo negativamente até 22%.

 

  • Doença periodontal: caracteriza-se pela existência de bolsas gengivais onde a quantidade de bactérias acumuladas é extremamente elevada. Nestes casos, a propagação de bactérias para outras partes do organismo é maior, podendo dificultar a recuperação de lesões ou facilitar o seu surgimento.

 

 

  • Cáries dentárias: se não forem tratadas, podem levar ao surgimento de dor e infeções dentárias. Como já referimos, estas situações podem afetar a performance do atleta.

 

  • Má oclusão: é talvez o fator que mais pode prejudicar o rendimento desportivo. A oclusão está intimamente relacionada com a postura, podendo existir desequilíbrios articulares e musculares generalizados quando os dentes não encaixam bem. Para além de afetar a performance do atleta, estes desequilíbrios podem levar a dificuldades de mastigação e digestão, bem como dores de cabeça persistentes, que podem condicionar o rendimento do desportista.

 

 

  • Bruxismo ou “ranger” os dentes: provoca um acentuado desgaste dentário, bem como alterações a nível articular e muscular que podem condicionar a postura e afetar o desempenho desportivo.