UNIVERSO CMDV

Caso de Tração do Canino

Uma relação harmoniosa da face inclui como ponto primordial, os dentes. O canino superior é um dos dentes mais importantes na arcada dentária uma vez que completa a forma da arcada, determinando o contorno da boca, mantém a harmonia e a simetria da relação entre os dentes e devido à anatomia da sua raiz, suporta os movimentos de lateralidade e a carga mastigatória.

Um dente deve erupcionar até 6 meses após a formação completa das suas raízes. A não erupção do canino, depois da idade apropriada para tal, é um problema estético/ funcional que atinge cerca de 1% a 2% da população,

  • Ocorre principalmente na maxila (osso superior da boca) e unilateralmente, ficando “preso” na maior parte das vezes na região palatina (no céu da boca).

Como o tipo de tratamento depende da severidade do caso, é necessário fazer um correto diagnóstico onde são analisados diversos fatores como a idade do paciente, a idade de erupção do dente em causa, o grau de desvio do dente, a distância do dente à sua posição normal, a presença de espaço adequado no arco dentário e a posição das raízes dos dentes vizinhos. Este diagnóstico cuidado determinou o nosso plano tratamento: o tratamento cirúrgico-ortodôntico uma vez que existia um bom prognóstico.

Quanto mais velho for o paciente, pior será prognóstico, embora este seja um tratamento com boa viabilidade mesmo em adultos.  Apesar dos riscos mínimos associados, este deve ser o tratamento de escolha, uma vez que oferece maiores benefícios do que tratamentos radicais como a sua extração.

 

 

Drª. Ana Granja da Fonseca
Médica Dentista
2020-04-17