Fotografia em medicina dentária
Actualmente, a fotografia é uma realidade que nos acompanha em todas as situações do nosso dia-a-dia. No consultório de medicina dentária não é excepção à regra. A fotografia em medicina dentária está a tornar-se uma ferramenta fundamental como meio de registo, diagnóstico, planeamento e prognóstico.
Há vários motivos para que a fotografia seja usada no âmbito da consulta de medicina dentária. Dentro destes motivos podemos destacar os seguintes pontos:
- Diagnóstico e plano de tratamento
Em conjunto com registos clínicos e radiográficos, a fotografia permite registar outros detalhes como a forma como os dentes encaixam, a cor dos dentes e a sua forma, detalhes que não são passíveis de serem obtidos com outros exames.
- Comunicação com o paciente
Fotografias detalhadas ajudam a explicar aos pacientes os vários passos do tratamento com mais clareza, facilitando a compreensão por parte dos pacientes.
- Documentação legal
O registo fotográfico tem a sua importância também a nível legal, por exemplo, na identificação de pessoas.
- Comunicação com os colegas
Por vezes, surgem situações no consultório que fogem às nossas capacidades técnicas e é necessário comunicar com colegas que estejam mais aptos a resolver o problema.
- Comunicação com o laboratório
Determinados tratamentos como próteses ou coroas requerem um passo laboratorial, não é fácil conseguir explicar a um técnico de laboratório todos os detalhes e características dos dentes sem ter um suporte de imagem.
- Avaliar o resultado final
As imagens do “antes e depois” são uma ferramenta óptima para a motivação dos pacientes e para se conseguir fazer uma boa auto-avaliação do trabalho que foi feito, de forma a melhorar e a crescer como profissional.
- Educação Profissional
O conhecimento deve ser sempre partilhado e, nada como uma boa fotografia para elucidar alguns conceitos menos claros ou mais difíceis de explicar.
- Seguradoras
Algumas companhias de seguros precisam que se justifique determinados tratamentos para que estes sejam comparticipados.
Portanto, se estiver numa consulta de medicina dentária e vir o seu médico dentista ou higienista oral munido de uma máquina fotográfica, não se assuste, está mesmo no dentista!
