UNIVERSO CMDV

Carências Nutricionais e Medicina Dentária

A consulta clássica de  checkup dentário representa nos dias de hoje muito mais do que apenas a limpeza de seus dentes.  A verdade é que a pessoa visita em média com mais frequência o médico dentista e higienista oral do que vai a um médico fazer um check-up geral preventivo. Atualmente sabemos que existe uma ligação direta entre saúde oral e saúde geral. Assim sendo, o que é descoberto numa consulta de rotina de higiene oral também pode salvar a sua vida. Por exemplo uma doença inflamatória da sua cavidade oral não controlada pode manifestar-se sob a forma de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e outras doenças inflamatórias crónicas.

Atualmente numa clínica médica dentária é otimizada o seu tempo gasto com a higienista oral e o médico dentista iniciando as suas consultas com o rastreio do cancro oral, exames periodontiais realizados com a mais recente tecnologia de modo a verificar a saúde das gengivas, avaliações nutricionais, e exames radiológicos digitais para observar os tecidos duros da cavidade oral, tais como os dentes e estruturas ósseas em seu redor.

Na minha opinião, o higienista oral passou a ser o “treinador de Saúde Ora”l, educando e trabalhando em conjunto com o médico dentista para proteger e prevenir, detectar a doença, e dar aconselhamento sobre como manter uma boca saudável, com um foco nutricional inteligente, com uma excelente higiene obtendo-se um bem-estar geral.  

A boca é a janela para a sua saúde geral. A nutrição desempenha um papel fundamental. Se o organismo não receber a nutrição adequada, são emitidos sinais que podem ser visiveis em vários lugares da sua cavidade oral - a língua, as gengivas e os tecidos moles e duros da boca.

Muitas vezes, a  inflamação, a dor, ou simplesmente uma alteração de aspecto diferente dentro da boca, poderá  ser uma manifestação do organismo a pedir algum tipo de nutriente que não tem em quatidade suficiente. O seu “treinador de Saúde Oral” pode ajudá-lo a identificar qual a deficiência vitaminica que pode estar a sofrer e oferecer-lhe formas saudáveis e seguras de incorporá-las de volta ao seu organismo.

Dentes com mobilidade, perda prematura dentária, estrutura dentária quebradiça e sangramento das gengivas são todos sinais da falta de cálcio. Nestes casos sugere-se maior  ingestão de leite, iogurte, queijo, tofu, sardinha enlatadas ou salmão e espinafre.

Gengivas inflamadas poderão ser um sinal de necessidade mais magnésio que pode  encontrá-lo no peixe linguado, na alcachofra, espinafres, brócolos, feijão verde, tofu, castanha de caju, e sementes de girassol.

Lábios vermelhos brilhantes e uma língua ferida são sinais de sinal de necessidade de vitamina B2, que pode ser encontrada nas amêndoas, brócolos, espinafres, couves e lentilhas.

Ponta da língua vermelha e / ou na inchada com bordas secas e lisas e dor bucal geral, são sinais de carência  vitamina B3. A ingestão de mais abacates, batata, carne moída magra, fígado e camarão é aconselhada.

Um ardor bucal e/ou a língua lisa mostra uma falta de vitamina B6.  Tal vitamina pode ser encontrada em alimentos tais como bananas, melancia, brócolos, espinafres, sumo de tomate, abóbora, arroz branco e peito de frango.

Feridas nos cantos da boca pode significar uma falta de grande quantidade de nutrientes como a vitamina B2, vitamina B3, vitamina B6 e vitamina B12. Uma dieta mais completa, incluindo amêndoas, batatas, carne moída magra, bananas, e aves do campo poderá ajudar na sua correção.

Mau hálito, uma língua brilhante vermelha que pode ter fissuras, perda do paladar, boca seca, dormência e sangramento são sinais de necessidade de mais vitamina B12, que você pode encontrar em aves, peixes, mariscos, carnes, leite e ovos.

Sangramento gengival, infecções na boca (como uma infecção por fungos), e paladar alterado  mostra uma falta de vitamina C ou A na dieta. Para suprir a sua falta é aconselhado a adição na dieta de mais espinafres, brócolos, pimentão vermelho, ervilhas, kiwi, manga, laranja, sumo de uva, morangos, cenoura, couve ou outros vegetais de folhas verdes, mamão, pêssego, pimentão e abóbora.

Estrutura dentária quebradiça, aumento de sangramento, e infecções fúngicas da boca são sinais de falta de vitamina D e pode ser encontrada na gema de ovo, o leite enriquecido com cálcio, fígado e peixe gordo.

Perda de sensibilidade na língua, perda do paladar, boca seca e susceptibilidade à doença periodontal são sinais de falta de zinco na dieta e pode ser resolvido adicionando mais espinafres, ervilhas, lentilhas, sumo de tomate, peru, carne moída magra, bife do lombo magro, iogurte natural, queijo suíço e queijo ricota.

 Se notar quaisquer mudanças bruscas na sua boca, entre em contato com seu médico dentista e faça uma consulta. Se notar manchas brancas ou vermelhas na boca, caroços ou inchaços, ou sangramento inexplicável na boca, pode estar a sentir alguns sinais e sintomas do cancro oral. Agende uma consulta com o seu médico imediatamente.  

Comer uma dieta saudável e equilibrada irá fazê-lo sentir-se melhor, aumentar o seu nível de energia, além de ser bom para sua saúde oral, fazendo-o sorrir mais vezes.  

Dr. Pedro Carvalho Gomes
Diretor Clínico / Médico Dentista
2019-09-17