O Poder do Planeamento - Cirurgia Guiada por Computador
Os implantes são “raízes” artificiais instaladas (implantadas) no osso mandibular ou maxilar. Ao substituir as raízes dentárias, possibilita a confecção de próteses sobre eles, permitindo a reabilitação estética e funcional (mastigação), além de devolver qualidade de vida social ao indivíduo debilitado.
Os implantes dentários proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais, sendo superiores ao uso de próteses totais (dentaduras) e próteses parciais removíveis.
Os Implantes dentários podem ser instalados de uma forma muito pouco traumática e com menor risco possível para o paciente com o recurso à cirurgia guiada por computador. Esta é pela 1ª vez realizada virtualmente no computador a partir de uma tomografia tridimensional da arcada dentária do paciente.
As imagens da tomografia computadorizada (TC) são manipuladas num software específico que permite o planejamento minucioso da cirurgia em 3 dimensões (3D). O Médico dentista pode planear e proceder à colocação dos implantes dentários de uma forma virtual, escolhendo a posição e a inclinação mais adequada dos implantes, bem como o número de implantes a serem utilizados, tendo em consideração as restrições anatómicas do paciente.
Além disso, permite a confeção de uma guia cirúrgica de alta precisão (cópia em escala real da região anatómica escolhida), que tem por objetivo permitir a colocação dos implantes dentários, muitas vezes sem necessidade de cortes na gengiva do paciente, e de uma forma altamente precisa. Recentes trabalhos mostram que a posição final dos implantes varia apenas em 2 graus em relação ao planeamento inicial feito em computador desses mesmos implantes. O planeamento computadorizado por si só já seria uma vantagem enorme da técnica, mas sabemos que a principal vantagem é mesmo o conforto por parte do paciente.
Ainda, em algumas situações, a instalação da prótese pode ser imediata. Sabendo, previamente, onde os implantes serão instalados, a prótese pode ser confecionada antes e instalada no mesmo dia, como acontece no tratamento "Dentes num Dia".
Se após uma análise cuidada o paciente apresentar as condições ideais, a cirurgia guiada proporciona ao paciente as vantagens de existir menor inchaço, menor possibilidade de dor, e menor quantidade de medicamentos pós-operatórios. Não há necessidade de sutura, já que não é feito retalho. O tempo de duração da cirurgia é muito reduzido.
A principal desvantagem é o custo do tratamento que devido à confeção da guia cirúrgica, tem um custo mais elevado.
No caso que se segue, inserido no tratamento "Dentes num Dia", foi feito um planeamento exaustivo utilizando os métodos da Cirurgia Guiada por Computador:
Paciente antes de iniciar o tratamento.
Planeamento através de software, que integra a tomografia computadorizada (TC) com scans intra-orais e faciais. Nesta fase, conseguimos definir minunciosamente a posição dos implantes dentários e antever com precisão o resultado final.
Resultado depois da colocação da prótese imediatamente após o procedimento.