As crianças e a linha negra!
O que é?
Algumas crianças desenvolvem uma pigmentação dentária extrínseca, de cor escura, também chamada linha negra. Esta pigmentação é devida a um composto férrico, resultante da reação entre produtos do metabolismo de algumas bactérias e o ferro presente na saliva.
As crianças com linha negra têm menos suscetibilidade ao desenvolvimento de cárie dentária, mas não está esclarecido como é que a sua presença reduz a incidência à cárie dentária.
A razão pela qual alguns indivíduos acumulam este tipo de pigmentação parece estar relacionada com diferenças na composição salivar, bem como na composição da flora bacteriana presente na sua cavidade oral.
A linha negra abrange todo o tipo de dentição, sendo mais frequente nos dentes decíduos, tende a desaparecer com a idade, mas também pode ocorrer na fase adulta.
Como se remove?
Até aos dias de hoje, não existe uma substância efetiva na prevenção do seu reaparecimento ou total eliminação.
A limpeza remove facilmente este pigmento, sem causar dor e sem danificar os dentes, mesmo quando repetida frequentemente. A frequência desta remoção varia de pessoa para pessoa e está dependente do tempo de reaparecimento, não sendo possível, por esta mesma razão, pré-estabelecer um intervalo de tempo fixo.
Não é uma condição patológica, apenas representa um problema estético e a única forma de remoção destas manchas é no consultório dentário, com o seu Médico Dentista ou Higienista Oral.

