Implantes dentários
Em algum momento da nossa vida, é provável experimentaremos alguma forma de degeneração dentária que pode incluir cáries, infecção e perda dentária. A perda de dentes é quase inevitável, seja apenas um dente ou vários dentes. Mesmo pessoas saudáveis devido ao nosso estilo de vida moderno, genética ou circunstâncias imprevistas podem sofrer a perda de dentes.
Em média na população portuguesa com 30 anos, já experienciou a perda dentária de cinco dentes permanentes. Em geral, quanto mais velha a pessoa, mais provável é que tenha experimentado a perda de dentes.
A provável perda de dentes pode ser agravada por muitos fatores, incluindo tabagismo, má alimentação, pobreza, doenças, falta de higiene e acidentes com traumatismos. Assim para muitos, a perda de dentes acaba por ser inevitável.
Esta perda, seja um dente ou muitos, pode afetar drasticamente a sua aparência de uma maneira negativa. Se a perda foi resultado de falta de manutenção higiénica, doença ou trauma, a solução a considerar são os implantes dentários.
O que são Implantes dentários?
Os implantes dentários são implantados cirurgicamente na boca do paciente para substituir os dentes que estão em falta ou estão muito danificados.
Os implantes dentários consistem tipicamente em dispositivos em titânio que são incorporados no osso maxilar de um paciente e funcionam como dentes artificiais que se parecem e funcionam como os seus melhores dentes.
Tipos de implantes dentários
Quando se pesquisa informações sobre implantes dentários, tal pode ser bastante confuso. Se pesquisar "implantes dentários" no Google, encontrará mais de 22.000.000 de resultados! Vamos tornar as coisas simples….
O procedimento de colocação de implante dentário pode incluir muita coisa, desde procedimentos convencionais de implantação individual até cirurgias reconstrutivas mais complexas e especializadas envolvendo pontes suportadas por implantes.
Estas são duas categorias amplas e abrangentes que podem então ser mais diferenciadas pela qualidade dos materiais e outros aspetos.
Perda unitária de dente
A utilização de implantes individuais são a melhor opção quando se trata de substituir um dente perdido e tratar a perda dentária em relação às outras opções que existem como as pontes dentárias ou próteses removíveis. O implante é colocado na região em falta e suporta o dente artificial. A grande vantagem desta solução prende-se em tratar um problema sem danificar nenhum dente adjacente, ao contrário das outras soluções. Os dentes artificiais são provados e aprovados pelo paciente e depois projetados e fabricados para um ajuste perfeito. Para cada dente em falta é necessário um implante.
1 – substituição unitária de um dente com implante dentário.
Perda dentária total:
Podemos tratar esta situação com a colocação de 4 a 6 implantes dentários que suportam uma estrutura fixa com 12 dentes. Esta solução dá um conforto fabuloso, uma sensação de recuperação de bem-estar perdido. Porém é bastante exigente em termos de manutenção higiénica sobretudo em pessoas que durante toda a sua vida não prestaram a atenção suficiente à saúde oral e que acabaram sem dentes.
Outra solução é a reabilitação com próteses removíveis retidas sobre encaixes que são colocadas nos implantes dentários. Esta solução está indicada em pessoas com destreza manual limitada e assim com dificuldades em higienizar adequadamente.
2- Próteses fixas implanto suportadas.
3- próteses removíveis estabilizadas sobre implantes dentários.
