UNIVERSO CMDV

Maus hábitos para os dentes que devemos abolir

Os cuidados da boca não começam com a 1ª cárie. É importante vigiar a saúde dos dentes desde o 1º momento. Devemos evitar que os nossos filhos adquiram maus hábitos e incentivá-los a adquirir rotinas básicas de higiene oral.

Chuchar no dedo

A pressão continuada no céu-da-boca deforma a arcada dentária superior e pode originar uma forma desta, em forma de ogiva, que fornece menos espaço para os dentes. A chupeta, tal como o dedo, exercem pressão contínua no palato, com os mesmos resultados. No entanto, existem chupetas com formas anatómicas que podem minimizar os efeitos e mais fácil tentar abolir o hábito, porque não podemos “esconder” os dedos dos nossos filhos!

Chuchar no dedo afecta desde o 1º momento, no entanto se este hábito for abandonado cedo, com o crescimento, o palato pode recuperar a forma original espontaneamente. Se se mantiver depois dos 4 anos de idade, as probabilidades da criança precisar de tratamento ortodôntico no futuro são bastante maiores.

O reflexo de sucção, além de ajudar a alimentar a criança, serve também para a acalmar. Por isso quando não abandona o hábito espontaneamente podemos procurar causas além das puramente dentárias como por exemplo a ansiedade. A educação e a paciência são mais eficazes do que qualquer líquido de sabor pouco agradável.

Molhar a chupeta em açúcar ou mel

Cada vez é menos frequente, mas ainda existe o costume de molhar a chupeta em açúcar ou mel para acalmar os pequeninos. Além de estar contra-indicado nos primeiros meses, é um péssimo hábito que pode provoca numerosas cáries.

Alimentação com excesso de açúcar

Tanto os açúcares refinados (por exemplo guloseimas) como os alimentos muito ácidos (por exemplo sumos de frutas ou refrigerantes) fragilizam os dentes e por esse motivo deve-se lavar os dentes imediatamente depois de se consumirem.

Assim o melhor seria só dar doces às crianças esporadicamente e sob a nossa vigilância para depois irem escovar o dentes. Para o lanche da escola os bolos devem ser substituídos sempre que possível por sandes e os sumos devem ser reservados para momentos ocasionais. Além disso podemos dar-lhes fruta inteira (como a maça por exemplo) que ajuda na limpeza da boca, e além disso tem menos açúcares e mais fibras, mais vitaminas e minerais.

Adormecer com o biberão

Trata-se de um péssimo costume que além de deformar a arcada superior, pode dar origem às chamadas “cáries do biberão” que são bastante agressivas e provocam muitas vezes dor de dentes em crianças de tenra idade. Este hábito é ainda mais lesivo se o líquido colocado no biberão for açucarado, o que ocorre muitas vezes porque os pais acham que eles assim ficam mais calmos. O tratamento deste tipo de cáries é muito complexo pelo que o melhor é sem dúvida a prevenção.

Ranger os dentes à noite

Costuma-se dizer que quando as crianças rangem os dentes à noite têm lombrigas. No entanto, esta tese não tem nenhuma base científica e a causa real não se conhece. É muito frequente que crianças com dentes de leite ranjam os dentes durante a noite. Deve preocupar-se no entanto se o seu filho já tem dentes definitivos uma vez que este desgaste pode dar problemas nas articulações que unem o maxilar inferior ao crânio e dar dores de cabeça. Nesta situação deve levar a criança ao odontopediatra (dentista especialista em crianças).

Comida triturada

 O órgão que não se usa atrofia! Trincar massaja por um lado a gengiva e por outro lado treina os músculos da cara e da língua. Introduzir os alimentos sólidos demasiado tarde e contraproducente para  o correcto desenvolvimento da boca. Por isso deve começar a dar-lhe sólidos ou semi-sólidos logo que apareçam os primeiros dentes.

Drª. Ana Granja da Fonseca
Médica Dentista
2019-04-04