Causas, sintomas e tratamento de um abcesso dentário
O abcesso dentário é um processo inflamatório que origina uma coleção purulenta (pús) em redor de um dente, derivada de uma infeção bacteriana, podendo ter origem periodontal ou periapical. Qual a diferença entre cada tipo?
O abcesso periodontal ocorre em redor do dente, devido à acumulação de placa bacteriana que vai invadir o interior da gengiva. A presença continuada de bactérias nessa zona vai provocar uma infeção, levando ao aparecimento de um abcesso, ou seja, pressionando a gengiva, sai conteúdo purulento.
O abcesso periapical origina-se à volta da raiz do dente, sendo causado pela presença de bactérias no interior do canal, ao longo da raiz. Quando o sistema imunitário não consegue conter essa infeção, cria-se um trajeto de saída (fístula) até se formar uma pequena “borbulha” na gengiva que, pressionada, liberta conteúdo purulento. Pode também dar-se o caso de o abcesso se dever a ambas as causas.
Como perceber se está com um abcesso dentário? Os sinais e sintomas mais comuns são ocorrer um aumento de volume (inchaço) na região próxima dos dentes, ou até mesmo já alastrada às bochechas ou pescoço, acompanhado de incómodo ou dor ao trincar/mastigar. É importante perceber que poderá não dar dores fortes, mas ainda assim ser motivo de urgência, uma vez que, uma infeção deste tipo não tratada corretamente, pode alastrar e levar à hospitalização ou morte. Se o abcesso for periapical, pode não se encontrar numa fase tão exuberante e manifestar-se apenas por uma pequena borbulha na gengiva, acima da coroa do dente. Neste caso, apesar de não ser uma situação de urgência como o anterior, o seu não tratamento pode levar à evolução para uma urgência.
O tratamento para o abcesso periodontal passa pela eliminação da placa bacteriana que ficou alojada dentro da gengiva, recorrendo a uma destartarização mais profunda (raspagem radicular) para se ter a certeza que não há tártaro na raiz do dente. Normalmente, é sempre necessário drenar o abcesso, ou seja, proporcionar a expulsão do conteúdo purulento para aliviar a pressão dos tecidos.
No caso do abcesso periapical, a solução passa por fazer uma eliminação das bactérias que entraram para o interior do dente/raiz, através de um tratamento endodôntico (desvitalização). Pode acontecer que, num dente já desvitalizado, ocorra um episódio de abcesso. Isso significa que ainda restaram bactérias em torno da raiz, sendo necessário fazer uma nova desinfeção do canal do dente, ou seja, um novo tratamento endodôntico.
É importante alertar para o facto de, em todos estes casos, tomar apenas um antibiótico e/ou anti-inflamatório poderá não ser suficiente para resolver a infeção. Qualquer tipo de medicação para ajudar no tratamento deste tipo de situações deve ser prescrita por um médico dentista, uma vez que é o profissional habilitado para fazer um correto diagnóstico.