Os dentes e as suas funções
Além das suas funções, cada dente tem um local e formatos específicos que auxiliam na sua função. Todos os dentes, apesar de terem formatos diferentes, têm as mesmas partes anatómicas. Cada dente tem coroa e raíz(es).
A formação dos dentes começa cedo, quando o feto ainda está na barriga da mãe, o que demonstra a importância de se ter uma gravidez saudável.
Os nossos primeiros dentes começam a desenvolver-se por volta dos 6 meses de idade, e dá-se o nascimento de todos os dentes de leite até cerca dos 3 anos de idade. A dentição decídua ou de leite é formada por 20 dentes, 10 superiores e 10 inferiores (por cada maxilar: 4 incisivos, 2 caninos, 8 molares de leite).
Por volta dos 6 anos, surge o primeiro dente definitivo, o 1º Molar, que não substitui nenhum e nasce atrás dos outros já existentes. A partir daí começam os dentes de leite a cair e surgem os dentes definitivos no lugar destes. O 2º Molar nascerá aos 12 anos e o 3º Molar (dente do siso) normalmente o tempo de erupção destes dentes depende do espaço existente nessas áreas. Por vezes, existem casos em que se verifica uma ausência dos mesmos.
A dentição permanente ou definitiva é formada então por 32 dentes, 16 superiores e 16 inferiores (por cada maxilar: 4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares).
A principal função dos dentes é realizar a mastigação dos alimentos. Os dentes são classificados de acordo com a posição e a função. Assim, temos:
– Incisivos: dentes situados na parte da frente da boca e que servem para cortar os alimentos.
– Caninos: possuem formato pontiagudo e servem para rasgar os alimentos.
– Pré-molares e molares: localizam-se na parte posterior da boca e são responsáveis por triturar e moer os alimentos.
Ter dentes bonitos e saudáveis é sinónimo de uma boa higiene oral e a garantia de um sorriso magnífico!
Drª. Joana Jácome
Higienista Oral
2020-07-20