A relação entre a Periodontite e a Artrite Reumatóide
A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença reumática sistémica auto-imune e a forma mais comum de artrite. É uma doença inflamatória que causa dor, edema (inchaço), rigidez e perda de função nas articulações, podendo atingir e causar alterações na cartilagem, osso, tendões e ligamentos das articulações. Na AR, é característico existir um envolvimento simétrico, ou seja, afectar ambos os punhos ou ambos os joelhos e não apenas uma das localizações. A AR afecta frequentemente os punhos e os dedos (com maior frequência nas articulações perto dos punhos), mas pode também atingir pés, ombros, joelhos, cotovelos, ancas e coluna cervical, entre outros. Ocasionalmente, a inflamação pode atingir o revestimento dos pulmões (causando pleurite) ou o revestimento do coração (causando pericardite). Pode ainda associar-se a secura dos olhos ou da boca, devido à inflamação das glândulas que produzem a saliva e as lágrimas. Mais rara é a inflamação dos vasos sanguíneos que provoca a vasculite. A AR pode, por vezes, existir com febre baixa, sensação de se estar doente e redução da força com fadiga intensa. A anemia também existe muitas vezes associada à AR.
A investigação científica actual traça uma ligação íntima entre a inflamação gengival e a AR. Os estudos mais recentes revelam que a presença de artrite reumatóide aumenta o risco de periodontite e, de facto, os pacientes com esta doença reumatológica têm maior prevalência de periodontite do que aqueles sem artrite. Mas a evidência não é apenas essa: também foi demonstrado que existe uma relação directa entre a gravidade da doença periodontal e a gravidade da AR. Ambas têm fases de remissão e exacerbação, em ambas há destruição óssea e maior risco de sofrer de doença vascular. O processo patológico é semelhante na periodontite e na AR: a maneira como ocorre a destruição dos tecidos em redor do dente e das articulações é muito semelhante, portanto especula-se que compartilhem mecanismos patogénicos comuns. Foi até comprovado que algumas estratégias terapêuticas poderiam beneficiar ambas as doenças. Uma boa saúde periodontal é especialmente aconselhável nos pacientes com artrite reumatóide.
No tratamento de algumas das doenças reumáticas mais frequentes causadas pelo sistema imunológico, como a AR, o objetivo terapêutico é atuar seletivamente no processo de inflamação, bloqueando as principais células envolvidas no desenvolvimento da inflamação. Foram desenvolvidos nos últimos anos alguns medicamentos chamados "biológicos", que agem de maneira eficaz inibindo o processo inflamatório. Esses medicamentos, entre os quais o adalimumabe (Humira®), causam um aumento na susceptibilidade ao desenvolvimento de infecções, nomeadamente na cavidade oral, e podem atrasar a cicatrização. A toma deste tipo de medicação deve ser referida à equipa de profissionais de saúde oral pois influencia todo um plano de tratamento podendo ser necessário evitar procedimentos cirúrgicos, como cirurgia periodontal, extracções dentárias ou colocação de implantes dentários. Deve ser especificado o nome do medicamento, a dosagem, a duração prevista da toma e os intervalos entre tomas.
Se sofre de doenças do foro reumatológico informe o seu médico-dentista e/ou higienista oral sobre a medicação que faz. Mantenha um programa de consultas regulares e controle a sua saúde periodontal.